Social

A introdução dos padrões para a Gestão de Desempenho Social (GDS) às operações dos membros da AMCRED-SC tem sido uma prioridade estratégica que vem orientando de forma transversal às intervenções da associação nos últimos três anos.

A gestão de desempenho social se refere ao conjunto de práticas gerenciais que permitem às instituições de microfinanças comprometidas com o duplo desempenho, alcançar suas metas financeiras e sociais. O desempenho social de uma instituição demonstra a efetividade com que esta alcança sua missão social gerando valor para seus clientes.

Não existe uma formula única para chegar a um alto desempenho social. Contudo, a indústria de microfinanças reconhece uma série de práticas de gestão que implementadas constituem uma GDS forte. Essas práticas foram sendo identificadas, analisadas e recopiladas por diferentes atores da indústria em diferentes regiões e, foram homologadas pelo Social Performance Task Force (SPTF) grupo de trabalho que após um longo debate e sucessivas consultas públicas aos diferentes integrantes da Industria Global apresentou o Manual com os Padrões Universais de Gestão de Desempenho Social. Os Padrões Universais reúnem às melhores práticas implementadas com sucesso em instituições de microfinanças de diferentes regiões do mundo. Possuem um alto grau de universalidade o que permite sua adoção por aquelas instituições financeiras comprometidas, desde a declaração de missão, agregar valor à vida dos clientes e impacto social, não importando o país em que se encontra. Em um único manual visando padronizar, guiar e facilitar a implementação da GDS, os Padrões Universais refletem práticas atuais, assim como impulsam às IMFs atingirem melhores resultados.

Confira abaixo o relatório completo:

Parceiros

AMCRED-SC BADESC BNDS JUROZERO MICRO CREDITO SOCIAL MICROCREDITO DE SANTA CATARINA MICROMOB POLOCRED